Turismo com Raízes: Minha História Do Garimpando Gastronomia à Profissão de Guia de Turismo
- Cris Luchtenberg
- 23 de jul.
- 2 min de leitura
No dia 22 de julho de 2025, Cris Luchtenberg tornou-se oficialmente Guia de Turismo em formação, dando mais um passo em uma trajetória que une vocação, paixão e respeito por uma profissão que pulsa em sua história de vida.
Cris iniciou sua jornada profissional aos 12 anos, ajudando sua Oma no restaurante da família, localizado defronte à Proeb, em Blumenau — local que sempre recebeu turistas e grandes eventos. Desde ali, aprendeu sobre hospitalidade, receptividade e o valor da informação no atendimento.
Sua primeira graduação foi em Turismo e Lazer, ainda em 1997, seguida por formações técnicas em Secretariado e Estética. Estudou Gastronomia por dois anos em faculdade e se especializou com diversos cursos na área. Atuou como chef personal, desenvolvendo habilidades como planejamento, organização e estudo contínuo.
Com o projeto Garimpando Gastronomia, Cris já percorreu mais de 100 cidades, conheceu restaurantes, cafés, empreendimentos autênticos e participou de feiras, eventos e workshops voltados ao turismo e à gastronomia.
Essa vivência com muita história, aguçou ainda mais seu desejo de atuar legalmente como Guia de Turismo, não apenas por paixão, mas por respeito à hierarquia profissional e ao setor. A gastronomia está em seu DNA: sua família paterna já empreendia na década de 1950 em Blumenau, com uma das primeiras mercearias e bares da cidade.
Hoje, aos 48 anos, Cris segue firme no propósito de unir amor, responsabilidade e profissionalismo. Com CADASTUR regularizado, ela se compromete a atuar de forma ética, segura e legal — como exige a legislação — reforçando que todos os empreendimentos turísticos devem priorizar Guias cadastrados.
Turismo e gastronomia fazem parte da sua essência. E agora, mais do que nunca, ela está pronta para transformar vivências em experiências inesquecíveis.

.png)



Comentários